segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Eu realmente gosto do Natal.


Então é natal. Época de festejar, comprar, consumir, ver, rever e mais outros tantos verbos que eu não vou citar agora, mas que poderia citar em um outro momento...

Nasci em uma família com tradições um pouco diferentes das demais, digamos, até... Meio rústicas, ou caipiras. Nunca fui iludida com árvores de natal, presentes, piscas- piscas renas ou aquelas bolas de isopor com gliter que custam os dois olhos da cara. Porém, recordo-me que desde pequena nos reuníamos para um almoço, para um gole daqueles vinhos mais baratos que existem nos mercados, para uma boa conversa, uma boa história e ótimas risadas. Na maioria das vezes na fazenda do meu avô (assim que ela é conhecida), um lugar muito simples, de encantos naturais (encantos naturais foi ótimo, não?) com rios, cachoeiras, e árvores frutíferas. Nessa época que eu via todos os meus primos e primas, tios e tias (e olha que não são poucos) e não me faltava amor...




Passaram-se os anos, a família se afastou e não nos reunimos mais todos na casa do meu falecido avô... Que por coincidência ou não, ironia ou não, faleceu há dois anos, no dia 24 de dezembro na véspera do natal. Porém, como tradição é tradição, minha pequena família ainda se reúne nessa data, e ainda damos boas risadas e tomamos vinho barato. Sem árvores de natal, sem piscas, sem bolas caríssimas. Apenas comunhão, desfrutando da presença de amigos que também são família. Com poucos presentes, mas ao meu ver, muito carinho.

A gente vai envelhecendo e começa a entender coisas não antes entendidas. Como por exemplo: O verdadeiro sentido do natal. Árvores, luzes, enfeites e presentes? Um velho barbudo, renas, duendes e filmes do Didi na televisão? Não. O nascimento de Jesus? Não sei, talvez. Mas é engraçado famílias cristãs comemorarem o nascimento de Jesus com uma cultura meio suspeita... Mas isso não vem ao caso. O caso é que ao meu ver. Natal é um dia especial, porque é um momento onde você pode estar ao lado de pessoas que não podem estar sempre com você. Um momento de rir, brincar, agradecer pelo ano, às pessoas que te fazem feliz, ou como diz um cantor/comediante australiano muito interessante: “Poder voltar para as pessoas que te fazem se sentir verdadeiramente segura no mundo”.

Conheço pessoas que realmente odeiam o natal. A comercialização, a hipocrisia e toda a falsidade que rola nesses dias. E não vou negar que eu concordo que rola tudo isso mesmo. Como diz um amigo: “Neguinho mete a facada nas suas costas o ano todo, daí fim de ano vem apertar sua mão e te desejar tudo de bom...” (O resto teve que ser censurado). Eu nunca fui de pensar assim, de odiar algo por ele ser uma mentira, até porque quem sabe o que é verdade nisso tudo que chamamos de vida? Prefiro valorizar o que é realmente é importante pra mim. Como estar com minha pequena família, e com meus amigos de longas datas que também são família, e poder falar muita besteira, contar histórias e apenas me diverti. Sem grandes presentes ou presente algum.

Eu realmente gosto de natal. Mesmo com todas as minhas suspeitas, com o controle midiático, com o capitalismo selvagem, o consumismo desenfreado, com suas falsidades, hipocrisias... Eu sei que aqui dentro... Dentro da minha casa, perto das pessoas que eu verdadeiramente amo no mundo... Aqui é algo verdadeiro. É... Eu realmente gosto do natal! Gosto até das luzes, das árvores e de ver as pessoas animadas por poderem comprar e comprar. Gosto até de ver as crianças animadas e um dia poder pensar que meus filhos também ficaram animados. Mas não pelas luzes, nem pelos enfeites, nem pelos presentes caros. Mas porque poderão estar perto das pessoas que os amam de verdade. É... Eu realmente gosto do natal!


Feliz Natal :D! 

4 comentários:

  1. Garota você é simplesmente de mais... Escreve bem pra caramba!

    ResponderExcluir
  2. Fechou com chave de ouro. Feliz Natal Shu :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Boaz anonimo. Mas nem é isso tudo. x)

    ResponderExcluir
  4. Ooooi ! tudo bem? Cmg sim, eu Adorei o texto e o seu blog, estou seguindo, retribue?

    beijos/Em pleno aos quinze

    ResponderExcluir

O que acha disso? dê sua opnião!