quarta-feira, 7 de setembro de 2011

1822 - A farsa da idependencia

Nada mais apropriado nesse dia do que eu falar sobre o livro 1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil- Um País que tinha tudo pra dar errado. E não deu? Tenho minhas dúvidas.



Brasil um País sem memória. O próprio povo brasileiro não sabe o que aconteceu realmente às margens do Ipiranga. Nem mesmo naquela época a população entendia o que os portugueses ricos que viviam no país e os aristocratas rurais brasileiros tanto comemoravam.

 Confesso que o inicio da nossa história é recheada de personagens interessantes. Como: Dona Carlota Joaquina (mulher de D. Pedro) que sofreu seus maltratos calada se endividou para ajudar os pobres enquanto o querido rei pescava nas beiradas dos rios e se divertia com, digamos 'mulheres de vida fácil'. Morreu nova, há relatos de que a causa de sua morte foi um pontapé que nosso querido Pedrinho deu em sua barriga enquanto ela estava grávida. 

José Bonifácio. Bem Esse é um dos meus preferidos. Sem se falar que se não fosse ele a 'independência do Brasil' não seria no 7 de setembro. Porque o Nosso rei era um frouxão. Desculpa aí, mas...


'Por vós, pela pátria
O Sangue daremos.
Por glória só livres.
Vencer ou morrer.'

' A montaria usada por D. Pedro nem de longe lembrava o fogoso alazão retratado no quadro "Independência ou Morte". Ah, Não podemos esquecer que ele estava, digamos...de  piriri'
Agora, Pensemos na cena: Uma comissão viajando pelo interior do Brasil, D. Pedro em uma mulinha que nem de longe se parece com o Cavalo Branco de nossos sonhos e passando mal do estomago. Vez em outra tendo que ir atrás de uma moita. Quem me garante que O Grito do Ipiranga não foi dado atrás mesmo de uma delas? 

Tudo bem, a Independência não foi o sonhos de nossas vidas. Na verdade ela foi comprada. Diferente das outras que foram conquistadas com suor, sangue e glória de seus guerreiros. O poder sempre corrompe. Hoje ainda continuam as mesmas desigualdades, os antigos problemas. O poder muda idéias. Assim, a corrupção segue por anos e anos, e tudo continua da mesma forma, e população sofre cada vez mais.

Os sonhos dos brasileiros de 1822 eram grandiosos. E os de 2011? O fato é que: Ser brasileiro é igual ter uma mãe de vida fácil. Todo mundo sabe que não presta mas todo mundo ama.

Nas noites de frio é melhor nem nascer, 
nas de calor se escolhe:
É matar ou morrer. 
E assim nos tornamos BRASILEIROS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha disso? dê sua opnião!