sexta-feira, 12 de outubro de 2012



Como tradição, venho aqui fazer minhas considerações sobre esse dia: “Para de ser criança”; Quantas vezes já ouvimos ou falamos isso? Mas agora que parei pra analisar essa frase, eu vejo que ela é usada de forma extremamente pejorativa: quando você briga com alguém e ela tem uma atitude idiota, “para de ser criança”, quando seu amigo fala uma grande besteira, “para de ser criança”. Quando você está com muita, muita raiva de alguém e daí você grita, “VAI CRESCER, PARA DE SER CRIANÇA”. Agora eu digo pra vocês: Não parem nunca de ser crianças!


Amadurecer é sempre o fim; O fim da inocência, das descobertas, do fascínio pelo mundo. Temos mania de nos acostumarmos com tudo nessa vida, até com o que não deveríamos. Mas porque deixar de ser criança? Porque deixar de errar, de falar besteiras e fazer todo mundo rir involuntariamente, porque deixar de confiar sem medo ou de pedir dinheiro pros seus pais? (risos)

É... está pra nascer uma pessoa mais nostálgica que eu. Sei que preciso me controlar nesse sentido, pra não viver me alimentando do passado. Mas só pra ser clichês:  Relembrar é viver... Por isso eu estou sempre lembrando daquela doce infância: Onde tudo eram só flores, sorrisos e amores. Quando as coisas eram simples, complicadamente descomplicadas; Quando eu estava aprendendo a descobrir o mundo, a ler, a escrever (e ainda to aprendendo!), a saber as horas no relógio que tinha uma borboleta na ponta do ponteiro, e a contar dinheiro...

Infelizmente, a sociedade faz com que as crianças achem que crescer é a melhor coisa do mundo. Sempre que eu tenho a oportunidade de dizer para um pequeno que não é, eu vou e faço: “Querido, aproveite sua infância, sua adolescência, porque daí pra frente só piora”. E mais infelizmente ainda, é que essa sociedade está arrancando de nossas crianças o direito a essa época tão boa de se viver. É tanta futilidade, tanto “desenvolvimento e evolução”, tanta tecnologia, tantos cursos pra fazer, aulas, nossos valores equivocados sobre a vida e sua falta de tempo. As crianças nascem cada vez mais “adultas”, arrancam suas inocências tão cedo. Não se fazem mais moveis como antigamente, não se fazem mais desenhos como antigamente. Mas poxa... Não se fazem mais nada como antigamente. Nem crianças!

Agora que já descobrimos o mundo, penso que deveríamos redescobrir todo dia. Como uma criança que não sabe nada, questionar. Ter sempre humildade pra aprender e também pra ensinar (oh... rimou, gente!). Olhar o próximo como uma possível fonte de ensinamentos. Ouvir os mais velhos, ou os mais novos?! Dizer mais sim do que não e ouvir Sandy & Junior. Ta galeraa... parei!   Nunca deixe a criança em você morrer, alimente seu Peter pan!
"Se você é jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será;
A menos que o coração, que o coração sustente,
A juventude que nunca morrerá"
(chaves) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha disso? dê sua opnião!